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A INFLUêNCIA DO PROGRAMA ALI NO PROCESSO DE INOVAçãO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE SERGIPE.

THE INFLUENCE OF THE ALI PROGRAM ON THE MICRO AND SMALL BUSINESS INNOVATION PROCESS OF THE STATE OF SERGIPE
Eduardo Carpejani

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RESUMO: O principal objetivo desse trabalho foi descrever a relação entre as ações propostas pelo Programa Agentes Locais de Inovação e a melhoria de processos de inovação em micro e pequenas empresas do Estado de Sergipe. A presente pesquisa se classifica como estudo de casos múltiplos, com abordagem qualitativa e de finalidade descritiva.As empresas pesquisadas já haviam respondido ao questionário original (radar da inovação) da pesquisa realizada pelo SEBRAE em 2011.A coleta de evidências foi realizada através de entrevistas semiestruturadas, pesquisa documental e observação direta. Para o tratamento e análise das evidências, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo das entrevistas. Foram identificadas em cada empresa as inovações implementadas, as ações propostas pelo Programa ALI assim como práticas de inovação recomendadas pela literatura de inovação. A confrontação dos resultados deste processo de identificação sugere um relacionamento entre ações propostas pelo programa ALI e as boas práticas em inovação encontradas nas empresas pesquisadas. Essa confirmação é reforçada pelas respostas ao questionário original da pesquisa SEBRAE que foi novamente aplicado em 2014 nas empresas pesquisadas. Os resultados mostraram um aumento considerável no grau de inovação das referidas empresas, no período 2011-2014, tanto as localizadas no interior quanto na capital. Essa melhoria pode ser também evidenciada nas 21 inovações implementadas pelas empresas, todas de natureza preponderantemente incremental e categorizadas em produto, processo, organizacional e marketing.
ABSTRACT: The main objective of this work was to describe the relationship between the actions proposed by the Local Innovation Agents Program and the improvement of innovation processes in micro and small enterprises in the State of Sergipe. The present study is classified as a multiple case study with a qualitative and descriptive purpose. The companies surveyed had already responded to the original questionnaire (innovation radar) of the research conducted by SEBRAE in 2011. The collection of evidence was done through semi-structured interviews, documentary research and direct observation. For the treatment and analysis of the evidences, the technique of content analysis of the interviews was used. The innovations implemented, the actions proposed by the ALI Program and the innovation practices recommended by the innovation literature were identified in each company. The comparison of the results of this identification process suggests a relationship between actions proposed by the ALI program and the good practices in innovation found in the companies surveyed. This confirmation is reinforced by the responses to the original questionnaire of the SEBRAE survey, which was again applied in 2014 in the companies surveyed. The results showed a considerable increase in the degree of innovation of these companies, in the period 2011-2014, both those located in the interior and in the capital. This improvement can also be evidenced in the 21 innovations implemented by the companies, all of them of a predominantly incremental nature and categorized in product, process, organizational and marketing.
PALAVRAS-CHAVE: Micro e pequena empresa; Programa ALI; inovação
KEYWORDS: Micro and small enterprise; ALI Program; innovation

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 11 - número 1
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