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ACESSIBILIDADE EDUCACIONAL: PERCEPçãO DOS DOCENTES E INTéRPRETES DE LIBRAS NO ENSINO EM CURSOS DE GRADUAçãO EM CONTABILIDADE

EDUCATIONAL ACCESSIBILITY: PERCEPTION OF TEACHERS AND INTERPRETERS OF LIBRAS IN TEACHING IN GRADUATE COURSES IN ACCOUNTING
BIANCA LAGES RIBEIRO, CESIRO APARECIDO DA CUNHA JUNIOR, MARCELO RESQUETTI TARIFA, LAURO BRITO DE ALMEIDA

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RESUMO: Este estudo tem como propósito identificar quais os desafios percebidos pelos professores e intérpretes de libras em atender os programas pedagógicos dos cursos de Ciências Contábeis de IES públicas de Curitiba, que preveem políticas de inclusão aos deficientes auditivos. Para satisfazer esse propósito foi realizado um estudo de dois casos em duas IES públicas da cidade de Curitiba que possuem em funcionamento o curso de Ciências Contábeis. A pesquisa de campo foi realizada entre outubro e dezembro de 2016. A coleta de dados se deu por meio do levantamento e análise dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Contabilidade e do Projeto de Desenvolvimento Institucional das Instituições estudadas, seguido de aplicação de questionário a dois grupos distintos – professores e intérpretes de Libras - e posterior entrevista, com gravação em áudio, com uma amostra dos participantes que se disponibilizou. Seguindo o protocolo de estudo de caso, foi solicitado aos entrevistados sua autorização por meio do termo de consentimento livre e esclarecido. Como percepção dos desafios enfrentados por professores e intérpretes no ensino de Contabilidade a alunos com deficiência auditiva, foi identificado como maior preocupação a preparação dos educadores e da instituição. O problema na inclusão mais mencionado foi a comunicação. Nenhum professor se sente preparado para trabalhar com alunos surdos e 40% tem interesse em aprender Libras. Revelou-se dificuldades no ensino e na interpretação do conteúdo de disciplinas na área contábil como o vocabulário técnico e a falta de conceitos básicos por parte dos intérpretes. Os relatos evidenciaram a necessidade de investir na capacitação de professores para o trabalho com a diversidade em sala de aula e trouxeram algumas sugestões como contribuição para melhorar o ensino de Contabilidade para alunos com deficiência auditiva.
ABSTRACT: This study aims to identify the challenges perceived by teachers and interpreters of libras in attending the pedagogical programs of public accounting courses in public IEs in Curitiba, which include inclusion policies for the hearing impaired. In order to satisfy this purpose, a study of two cases was carried out in two public IEs in the city of Curitiba, which have a course in Accounting Sciences. Field research was carried out between October and December 2016. The data collection was done by means of the survey and analysis of the Pedagogical Projects of the Accounting Courses and the Institutional Development Project of the Institutions studied, followed by the application of a questionnaire to two groups different - teachers and interpreters of Libras - and later interview, with audio recording, with a sample of the participants that became available. Following the case study protocol, the interviewees were asked for their authorization by means of the free and informed consent term. As a perception of the challenges faced by teachers and interpreters in the teaching of Accounting to students with hearing impairment, the preparation of educators and the institution was identified as a major concern. The most mentioned inclusion problem was communication. No teacher feels prepared to work with deaf students and 40% are interested in learning Libras. There have been difficulties in teaching and interpreting the content of subjects in the accounting area such as the technical vocabulary and the lack of basic concepts on the part of the interpreters. The reports evidenced the need to invest in the training of teachers to work with diversity in the classroom and brought some suggestions as a contribution to improve the teaching of Accounting for students with hearing impairment.
PALAVRAS-CHAVE: Inclusão, Deficientes Auditivos, Comunicação, Libras, Desafios, Ensino de Contabilidade.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 11 - número 2
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