Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 2 Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

ANÁLISE DO INSTRUMENTO DE MENSURAÇÃO DE CARGA MENTAL - ESTUDO DE CASO DOS RESULTADOS DOS ANOS DE 2014, 2016 E 2017 APLICADO EM UMA TURMA DE GRADUAÇÃO DO CURSO DE EAD DO DEPARTAMENTO DE GESTÃO DA INFO

ANALYSIS OF THE MENTAL LOAD MEASUREMENT INSTRUMENT - CASE STUDY OF THE RESULTS OF THE YEARS OF 2014, 2016 AND 2017 APPLIED IN A GRADUATION CLASS OF THE DEAD COURSE OF THE DEPARTMENT OF INFORMATION MAN
Jean Francisco Bernardino , Profº. Dr. Marcos Antonio Tedeschi, Profª. Drª. Helena de Fátima Nunes Silva

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: Este artigo apresenta uma análise do instrumento de mensuração de carga mental apresentados na literatura dentro do contexto da ergonomia. Esta discussão teórica sustenta a questão principal deste trabalho: a carga mental na disciplina de EAD. Para tanto, foi analisada a primeira turma de EAD do Curso de Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba-PR, no período de três anos. A análise contou com a avaliação de questionário de NASA-TLX a respeito da disciplina cursada em EAD. Destaca-se na conclusão a dificuldade em relação a exigência mental, nível de realização e nível de esforço.
ABSTRACT: This article presents an analysis of the mental load measurement instrument presented in the literature within the context of ergonomics. This theoretical discussion supports the main question of this work: the mental load in the EAD discipline. For that, the first group of EAD of the Course of Information Management of the Federal University of Paraná, in Curitiba-PR, was analyzed in the period of three years. The analysis included the evaluation of a NASA-TLX questionnaire regarding the course taken in EAD. The difficulty in relation to the mental requirement, level of achievement and level of effort is highlighted in the conclusion.
PALAVRAS-CHAVE: Ergonomia da Informação, Carga mental, EAD, NASA-TLX.
KEYWORDS: Information Ergonomics, Mental Burden, EAD, NASA-TLX.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 11 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.