Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

FRAMEWORK DE INTELIGÊNCIA ORGANIZACIONAL E MODELOS DE MONITORAMENTO INFORMACIONAL

INTELIGENCE AND ORGANIZATIONAL FRAMEWORK OF INFORMATIONAL MONITORING MODELS
Hélio Roberto Hékis, Helena de Fátima Nunes Silva, Leilah Santiago Bufrem, Jamerson Viegas Queiroz, Fernanda Cristina Barbosa Pereira Queiroz

Baixar artigo na íntegra:   baixar arquivo PDF arquivo PDF
baixar arquivo ZIP arquivo ZIP

RESUMO: O monitoramento informacional é uma técnica de observação, acompanhamento e disseminação da informação de interesse relevante ao negócio da organização, auxiliando o processo de tomada de decisões. A prática do monitoramento auxilia, também, no processo de Inteligência Organizacional. O objetivo do estudo é apresentar modelos de monitoramento informacional em diversos países, cujo planejamento e implantação resultaram em um conjunto de práticas, técnicas e ferramentas para o desenvolvimento da inteligência organizacional. As técnicas de coleta de dados foram à observação, análise documental e a pesquisa bibliográfica. As informações coletadas são tratadas de forma qualitativa. Os processos básicos de coleta, análise, validação e disseminação da informação são atividades que possibilitam o monitoramento do ambiente externo das organizações convertendo-se em conhecimento para tomada de decisões com menor risco. Os resultados foram alcançados a partir de casos concretos, ilustra-se a prática da inteligência organizacional em empresas como a Motorola, Nokia e L´Oreal, que em função do sistema permitiu o estabelecimento de prioridades estratégicas e limitação explicita de suas opções e objetivos.
ABSTRACT: The monitoring information is an technique of observation, monitoring and dissemination of information of special interest to the business of the organization, assisting the process of decision making. The practice of monitoring helps also in the process of Organizational Intelligence. The aim of this study is to present models of informational monitoring in several countries, which resulted in planning and implementing a set of practices, techniques and tools for the development of organizational intelligence. The techniques of data collection were observation, documentary analysis and literature review. The information collected is treated in a qualitative way. The basic processes of collection, analysis, validation and dissemination of information are activities that allow the monitoring of the external environment of organizations which has become known for making decisions with less risk. The results were achieved from actual cases, illustrates the practice of organizational intelligence in companies such as Motorola, Nokia, LOreal, which depending on the system allowed the establishment of strategic priorities and explicitly limiting their options and goals.
PALAVRAS-CHAVE: Inteligência organizacional; monitoramento informacional, estratégia.
KEYWORDS: Organizational intelligence, monitoring, informational, strategy.

» Dados dos autores

Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 6 - número 1
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.