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REPRESENTAÇÕES DO CORPO NO MERCADO CONSUMIDOR BRASILEIRO: UMA ANÁLISE DOS PRODUTOS ÉTNICOS À LUZ DA ANTROPOLOGIA DO CONSUMO

REPRESENTATIONS OF THE BODY IN THE BRAZILIAN CONSUMER MARKET: AN ANALYSIS OF ETHNIC PRODUCTS BASED ON THE ANTHROPOLOGY OF CONSUMPTION
Josiane Silva de Oliveira

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RESUMO: A construção de um mercado se constitui a partir de uma relação imbricada com a dinâmica social, onde o desvelar das práticas de consumo permite o entendimento de mecanismos de reprodução, produção e de descontinuidades estruturadas material e simbolicamente na sociedade. Mais do que transações econômicas, estas articulações estabelecidas entre cultura e consumo podem ser observadas em relação a como a formação de categorias culturais (gênero, idade, etnia, como exemplos) influenciam o mercado de consumo. Objetivamos, nessa pesquisa, compreender como ocorre o processo de produção simbólica dos bens de consumo específicos às mulheres negras no Brasil, e como estes bens atuam como mecanismo de produção e reprodução cultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, onde foram entrevistadas mulheres negras e identificados, a partir de suas narrativas, mecanismos que constituem as articulações de produção simbólica e material destes bens de consumo, estes analisados a partir dos processos de comunicação em marketing realizados nos anos de 2009, 2010 e 2011.
ABSTRACT: The construction for a market that is starting a relationship intertwined with the social dynamics, where the unveiling of consumption practices allows the understanding of mechanisms of reproduction, production and material discontinuities and symbolically structured society. more than economic transactions, these linkages established between culture and consumption can be observed in relation to how the formation of cultural categories (gender, age, ethnicity, as examples) influence the consumer market. Our objective in this research is to understand how the process of symbolic production of consumer goods specific to black women in Brazil, and how these assets act as a mechanism of cultural production and reproduction. To this end, we conducted a qualitative research, where black women were interviewed and identified from their narratives, mechanisms that constitute the joint symbolic ans material production of consumer goods, they analyzed from the marketing communication processes performed in years 2009, 2010 and 2011.
PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do consumidor; cultura; consumo; produtos étnicos; mulheres negras.
KEYWORDS: Consumer behavior; culture; consumption; ethnic products; black women.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 6 - número 1
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