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RELACIONAMENTO INTERORGANIZACIONAL SOB A PERSPECTIVA DE GÊNERO: O CASO DE UM ARRANJO PRODUTIVO LOCAL BRASILEIRO

INTERORGANIZATIONAL RELATIONSHIP UNDER THE GENDER PERSPECTIVE: A BRAZILLIAN CLUSTER CASE
Júlio Ernesto Colla, Cristiano Molinari Bispo, Eduardo Damião da Silva

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RESUMO: RESUMO
O objetivo principal deste artigo é examinar o perfil do relacionamento interorganizacional com finalidade de busca da informação estratégica sob a ótica do gênero do gestor principal no Arranjo Produtivo Local (APL) de Metais Sanitários de Loanda-Pr. A base teórica utilizada nesta pesquisa versa sobre relacionamento em redes de empresas e gênero em organizações. A pesquisa utilizou a lógica de levantamento para a aplicação do estudo à população constituída pelas empresas integrantes do APL de Metais Sanitários de Loanda-Pr. Os procedimentos metodológicos, portanto, foram quantitativos e de natureza descritiva. O nível de análise foi constituído pelas empresas envolvidas e a unidade de análise foi cada um dos dirigentes das empresas. A partir da fundamentação teórica foram criadas doze hipóteses, que são apresentadas ao longo da seção de análise dos dados. Os resultados da pesquisa permitem inferir que ainda existe sensível insegurança das gestoras sobre seus conhecimentos estratégicos, fato que se assemelha ao que trata Cramer (2009) quando relata que o entendimento de que as relações de gênero não falam por si só, pois elas trazem em seu interior as relações de poder construídas na sociedade ao longo das trajetórias das profissões analisadas. É possível afirmar que gestores e gestoras pensam de maneira diferente com relação à influência de determinados atores no seu processo de tomada de decisão estratégica no que diz respeito aos funcionários, comunidade e legislação.
ABSTRACT: The main objective of this paper is to examine the profile of interorganizational relations with the purpose of seeking strategic information from the primary manager gender perspective in the Cluster of Sanitary Metals at Loanda-Pr. The theoretical basis used in this study deals with relationships in business networks and gender in organizations. In order to implement the study, it was used a survey approach involving companies located in the Cluster of Sanitary Metals at Loanda-Pr. The methodological procedures were therefore quantitative and descriptive in nature. The level of analysis was formed by the companies involved and the unit of analysis was the company directors. From the theoretical background twelve hypotheses were created, which are displayed along the data analysis section. The results allow to infer that there is still appreciable uncertainty from female’s managers about their knowledge of strategic management, observation that is quite similar to what Cramer (2009) reports when reports that the understanding that gender relations do not speak for themselves, because they bring inside the power relations in society built along the trajectories of the occupations analyzed. It can be argued that male and female managers think differently about the influence of certain actors in the strategic decision making process with regard to employees, community, and legislation.
PALAVRAS-CHAVE: Relacionamento interorganizacional; informações estratégicas; gênero.
KEYWORDS: Interorganizational relationship; strategic informations; gender.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 6 - número 1
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