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PESQUISA-AÇÃO: PROPOSTA FRENTE AO DESAFIO DA FORMAÇÃO DE ADMINISTRADORES VOLTADOS À SUSTENTABILIDADE

ACTION RESEARCH: A PROPOSAL TO THE CHALLENGE AHEAD OF TRAINING MANAGEMENT TARGETS TO SUSTAINABILITY
Liliane Canopf, Jucelia Appio Tibola

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RESUMO: Este ensaio teórico objetiva promover discussão sobre pesquisa qualitativa e mais especificamente sobre a pesquisa-ação e sua relação com a formação de administradores. Para tanto, tem como ponto de partida um breve resgate sobre globalização por causa das mudanças no atual cenário mundial, no qual a sociedade apresenta-se cada vez mais informada e reivindicatória e as organizações estão sendo afetadas pela preocupação com as futuras gerações. Relaciona-se o papel da Universidade na formação profissional e a participação do ensino em Administração neste contexto. Na mesma perspectiva recupera conceitos da pesquisa qualitativa a partir de alguns autores e apresenta algumas metodologias. Destaca a pesquisa-ação e seu potencial como método de pesquisa que possibilita a formação de administradores sensibilizados quanto à questão da sustentabilidade. A conclusão resgata algumas considerações sobre pesquisa e encerra com as considerações de Thiollent (1998) sobre a pesquisa-ação ser uma alternativa promissora para a formação dos administradores, auxiliando na formação de práticas de administração com forte compromisso para com a mudança social, em especial no que diz respeito à cultura organizacional e à educação como precondições.
ABSTRACT: This theoretical paper aims to promote discussion on qualitative research and more specifically to action research and its relation to the training of administrators. Therefore, has as its starting point a brief recovery on globalization because of changes in the current world scenario, in which society has become increasingly more informed and demanding their rights, and organizations are being affected by concern for future generations. Relates to the role of the University and participation in vocational education in Business Administration in this regard. In the same perspective recovery concepts of qualitative research from some authors and presents some methodologies. Highlights action research and its potential as a research method that allows the training of administrators sensitized on the issue of sustainability. The conclusion brings back some thoughts on research and concludes with considerations of Thiollent (1998) on action research is a promising alternative for the training of managers, assisting in the formation of management practices with a strong commitment to social change, especially with regard to organizational culture and education as preconditions.
PALAVRAS-CHAVE: Formação de administradores; pesquisa qualitativa; pesquisa-ação.
KEYWORDS: Training administrators; qualitative research; action research.

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Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 6 - número 1
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