Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 10
Numero 2

capa da edição
Editorial
Prezados leitores,

A Revista Gestão e Conhecimento, em seu décimo volume, inicia este editorial agradecendo aos autores que publicaram nesta edição, por terem escolhido este periódico para a divulgação de suas pesquisas. Aproveitamos para informar que continuaremos nos dedicando e melhorando ao máximo todo o nosso processo para que num breve espaço de tempo possamos estar entre os melhores periódicos nacionais e internacionais.

Este segundo volume de 2016 é composto por 05 artigos com diferentes temáticas, tais como: administração pública, retenção de talentos nas organizações, gestão de conhecimento, razões motivacionais, e ainda previsões sobre emissões das certificações ISO 14001.

O primeiro artigo intitulado ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DELIBERATIVA versus ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA GERENCIAL do autor Francisco Pujol Filho, busca caracterizar o modelo generalista proposto pelo Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, de 1995, procurando destacar suas propostas quanto à participação social e ao combate do patrimonialismo. Além disso, e através de uma revisão bibliográfica especializada o artigo apresenta a concepção deliberativa da administração pública submetendo à critica aquelas propostas do modelo generalista anteriormente discutido.

O segundo artigo de título “COMO RETER TALENTOS NAS ORGANIZAÇÕES” dos autores Siluana Alberti Cristani e Luís André Wernecke Fumagalli procura demonstrar como as pessoas estão dedicando sua atenção e preocupações para a qualidade de vida no trabalho, ao relacionamento interpessoal e comunicação interna na organização. Neste sentido, o trabalho aborda sobre maneiras de se reter talentos dentro das organizações.

O terceiro artigo de título “GESTÃO DO CONHECIMENTO: UM ESTUDO EM UM HOSPITAL FEDERAL UNIVERSITÁRIO DO NORDESTE DO BRASIL” dos autores Jocileide Alves de Oliveira, Ahiram Brunni Cartaxo de Castro e Lydia Maria Pinto Brito trata sobre o advento da Gestão do Conhecimento nas organizações públicas de saúde com o intuito de cumprir sua função social. O principal objetivo foi verificar a percepção dos gestores de um Hospital Federal Universitário sobre a Gestão do Conhecimento, utilizando-se do modelo de Bukowitz e Williams (2002) para diagnosticar os processos táticos e estratégicos da Gestão do Conhecimento.

O quarto artigo intitulado “O REAL SIGNIFICADO DA MOTIVAÇÃO” dos autores Daniela Staudt e Guilherme Malheiros Reggiori propõe identificar e expor os melhores conceitos sobre esta temática diferenciando o que não é motivação de o que é motivação, mostrando assim o real significado sobre o tema.

O último artigo de título “PREVISÃO DAS EMISSÕES DAS CERTIFICAÇÕES ISO 14001 EM RELAÇÃO AO PIB DOS PAÍSES PERTENCENTES AOS BRICS” dos autores Leandro Gasparello de Oliveira, Claudia Tania Picinin e Antônio Carlos de Francisco propôs-se a fazer testes estatísticos analisando a relação entre as emissões das certificações ISO 14001 e o PIB entre o Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul nos últimos 15 anos. E, seus resultados, apresentaram uma forte correlação com boa expressividade na capacidade de acertar os resultados.

Dessa forma, e torcendo para que nosso periódico possa contribuir para as mais diferentes áreas do saber finalizamos este editorial desejando a todos uma boa leitura e um bom aprendizado. Que novas inquietações possam surgir para o desenvolvimento de novas pesquisas e de resultados futuros que possam beneficiar a todos!!!!


Eduardo Lopes Marques
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 10 , n°2 - Jul/Dez 2016
ISSN 1982-0666
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 10 - número 2
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.