Pesquisar na revista

» busca avancada
Página inicial
Editorial Artigos Autores Volume 12 - n° 1 Volume 11 - n° 2 Volume 11 - n° 1 Volume 10 - n° 2 Volume 10 - n° 1 Volume 9 - n° 2 Volume 9 - n° 1 Volume 8 - n° 2 Volume 8 - n° 1 Volume 7 - n° 2 Volume 7 - n° 1 Volume 6 - n° 1 Volume 5 - n° 1 Volume 4 - n° 1 Volume 3 - n° 2 Volume 3 - n° 1
Usuários Cadastrados
CPF:
Senha:
» lembrete

Volume 11
Numero 1

capa da edição
Editorial
Prezados leitores,

Em seu décimo primeiro volume, referente ao período de janeiro a julho de 2017, A Revista Gestão e Conhecimento, inicia este editorial agradecendo aos autores por terem escolhido este periódico para a divulgação do resultado de suas pesquisas. Reforçamos aqui o compromisso de continuarmos trabalhando com seriedade para que num breve espaço de tempo possamos consolidar o nosso projeto maior que é o de estar entre os melhores periódicos nacionais e internacionais.

Este primeiro volume de 2017 é composto por 06 artigos com temas sobre: planejamento tributário no plano de negócios; a influência do Programa ALI no processo de inovação; características da gestão da seção de operações do Comando Militar do Sudeste; comportamento do consumidor e as decisões financeiras; percepções sobre liderança e, ainda, alguns fatores influenciadores da inadimplência e seus impactos.

O primeiro artigo intitulado “A INCLUSÃO DO PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO NO PLANO DE NEGÓCIOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO EM REVISTAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE”, dos autores David Daniel da Silva, Rubens Calsavara Castello Branco e Melissa Lucchi, retratam que regimes de tributação e tributos de impacto em empresas brasileiras devem ser levados em consideração na fase de planejamento de novas organizações, principalmente no que se refere à tomada de decisão.

O segundo artigo, cujo título é “A INFLUÊNCIA DO PROGRAMA ALI NO PROCESSO DE INOVAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO ESTADO DE SERGIPE,”, desenvolvido por Eduardo Carpejani procura descrever a relação existente entre as ações propostas pelo Programa Agentes Locais de Inovação e a melhoria dos processos de inovação em micro e pequenas empresas do Estado de Sergipe.

Como terceiro artigo desta edição tem-se o título “CARACTERÍSTICAS DA GESTÃO DA SEÇÃO DE OPERAÇÕES DO COMANDO MILITAR DO SUDESTE, cujos autores são Claiton Roman, Leila Scanfone e Sheldon William Silva, identificam, através de um estudo, as características da Gestão da Seção de Operações do Comando Militar do Sudeste (CMSE),em decorrência das novas e complexas demandas na administração pública advindas da Era do Conhecimento.

Dando continuidade à apresentação dos artigos, tem-se o quarto artigo intitulado “COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR E AS DECISÕES FINANCEIRAS: ESTUDO APLICADO AOS DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DE FREDERICO WESTPHALEN – RS”, cujos autores Leandro Bisello, Leonardo Bisello, Tamara Silvana Menuzzi Diverio e Camila Freitas Sant’Ana buscam analisar o comportamento e as decisões financeiras dos docentes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, buscando destacar as variáveis que influenciam o processo de decisão de compra. Neste estudo destaca-se os resultados em que o nível de escolaridade dos entrevistados reflete nas questões relacionadas ao controle e segurança no gerenciamento das finanças pessoais.

Por sua vez, o quinto artigo intitulado “PERCEPÇÕES SOBRE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO NA ÁREA DE SAÚDE, de autoria de Amanda Oliveira Ramadam, Bárbara Parnov Machado e Luciane de Oliveira, procura apresentar o estilo de liderança de profissionais da área de saúde, partindo do embasamento teórico sobre liderança e estilos de liderança, apresentando como principal destaque a liderança transformacional, que auxiliará no desenvolvimento de estratégias tanto por líderes quanto pelo Hospital participante do estudo.

Por fim, e como ultimo artigo da Edição 11 – 1, da Revista Gestão e Conhecimento tem-se o artigo cujo título é “FATORES INFLUENCIADORES DA INADIMPLÊNCIA E SEUS IMPACTOS: UM ESTUDO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS”, cujos autores são Lailson da Silva Rebouças, Erick Maia da Roch e Wenyka Preston Leite Batista da Costa partem da premissa que a maior facilidade e disponibilização de créditos tem evidenciado o aumento da inadimplência e gerado impactos, nem sempre positivos, nas instituições financeiras. Como resultado tem-se o aumento do endividamento e a relação de débito pós crédito com a instituição bancária.

Dessa forma, e torcendo para que nosso periódico possa contribuir de maneira significativa para as mais diferentes áreas do saber finalizamos este editorial desejando a todos uma boa leitura e um bom aprendizado. Que novas inquietações possam surgir para o desenvolvimento de novas pesquisas e de resultados futuros que possam beneficiar a todos!!!!


Eduardo Lopes Marques
REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO
Publicação semestral da Faculdade FACET
Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná
Volume 11 , n°1 - Jan/Jun 2017
ISSN 1982-0666
Faculdades FACET - Revista Gestão e Conhecimento | volume 11 - número 1
Licença Creative Commons
Revista Gestão e Conhecimento da FACET Faculdades está licenciado com uma Licença
Creative Commons - Atribuição- CompartilhaIgual 4.0 Internacional
.
Baseado no trabalho disponível em http://gc.facet.br/index.php.